Como Funciona A Energia Solar


Já pensou em ter energia elétrica, aquecimento e ao mesmo tempo reduzir drasticamente a sua conta de luz? É isso que a energia solar fotovoltaica pode fazer por você. Limpa e renovável você não só ajuda o planeta, mas também o seu bolso.

A energia fotovoltaica é a energia do sol transformada em energia elétrica para sua residência, condomínio, comércio ou indústria. Valoriza sua propriedade e você ainda pode se beneficiar de redução de impostos.




Como funciona o sistema de energia solar fotovoltaica?


A energia solar elétrica funciona por meio de equipamentos específicos que fazem a captação da luz do sol, passando por um processo que transforma ela em energia elétrica. Sendo, em sistemas on-grid (conectados à rede), necessário:


Painel, Placa ou Módulo Solar

Absorve a luz solar através das células fotovoltaicas, produzindo energia elétrica. Normalmente são instalados nos telhados ou em pontos que tenham pouca incidência de sombra. São conectados entre si e, finalmente ao inversor solar. A quantidade varia conforme a necessidade de geração e irradiação solar do local.


Inversor Solar

Usado para converter a energia gerada pelo painel solar (ou placa solar), que é em Corrente Contínua (CC), para Corrente Alternada (AC), utilizando na vasta maioria dos equipamentos (TV, Computador, iluminação, utensílios domésticos etc), de uma residência ou empresa.


DISTRIBUIÇÃO DA ENERGIA

A energia solar convertida pelo inversor solar, normalmente, vai para o “quadro de luz” e dali é distribuída para o imóvel.


RELÓGIO BI-DIRECIONAL

Após a homologação do projeto, o relógio será trocado para um modelo que faça a contagem tanto da energia gerada (que sai do imóvel), quanto a consumida (que entra). Relógio (ou medidor), padrão só conta a energia que entra (consumida).


REDE ELÉTRICA

Funciona como um back-up. Quando a energia solar não é o suficiente para atender o consumo, complementa-se com a energia da rede elétrica (“da rua”). Por exemplo, em períodos noturnos ou de chuva. Quando a energia solar gerada é mais que suficiente para atender o consumo, o imóvel transfere o excesso para a rede elétrica (“a rua”), gerando assim os créditos.


Tipos de Sistema Fotovoltaico


Podemos segmentar um sistema fotovoltaico em diversos aspectos, normalmente se faz pelo tamanho, porém o princípio é o mesmo independente do local e imóvel que será instalado.


ENERGIA SOLAR RESIDENCIAL

A energia solar residencial (ou sistema fotovoltaico residencial), é utilizada para reduzir gastos com a conta de luz. É possível chegar até 100% de redução da conta, mas para sistemas on-grid (conectados a rede) isso não é recomendável.

Para poder dimensionar o sistema solar fotovoltaico é preciso realizar um cálculo a partir da conta de luz, se faz necessário entender o consumo passado, presente e futuro de energia elétrica. Além disso, é importante observar a área que irá receber os painéis solares e a localização geográfica, visto que os índices de irradiação solar variam de um lugar para outro.

Com o dimensionamento tem-se noção da potência do sistema. Em residências, o sistema fotovoltaico, normalmente, fica entre 1 Kwp e 10 Kwp. Variando conforme a necessidade de geração - para atender o consumo - de energia solar.


Energia Solar Para Empresas e Indústrias

A energia solar reduz custos, é fato. Instalando energia solar, a empresa reduz um custo fixo de forma jamais imaginada, combinando com outras práticas de eficiência energética, a redução poderá ser ainda maior.

Empresas costumam entender mais facilmente o retorno que o investimento na instalação de energia solar pode trazer. Para manterem-se competitivas, precisam reduzir custos e a energia solar entrar como uma ótima opção, além de estar alinhada às principais práticas e certificações ambientais da atualidade. Existe também um benefício além do financeiro, o de que melhora a imagem e percepção da empresa/marca frente aos interessados (clientes, fornecedores, sociedade etc), seguindo a tendência de uma maior preocupação com o planeta encontrada nos consumidores e negócios de hoje.

Baixo custo de manutenção e com 25 anos de vida útil, fazem da energia solar a escolha certa para qualquer empresa reduzir custos.

O princípio é o mesmo dos sistemas fotovoltaicos residenciais. O dimensionamento e projeto são um pouco diferente principalmente quando a empresa ou indústria está em uma categoria de consumo de média ou alta tensão.


ENERGIA SOLAR PARA CONDOMÍNIOS

Quem mora em condomínio tanto vertical (prédios), quanto horizontal (residências), também pode ter energia solar. Podendo ser aplicada para: a) abastecer o consumo do condomínio como um todo; b) abastecer somente áreas comuns ou c) abastecer uma unidade individual (uma casa dentro do condomínio).

O princípio é o mesmo dos outros segmentos, procura-se entender o consumo para dimensionar o sistema fotovoltaico compatível para atender o consumo e o orçamento disponível.

Uma boa opção para condomínios, conforme especificado na resolução da ANEEL, trata-se de “empreendimento com múltiplas unidades consumidoras”, que é o caso específico de condomínios. Também podendo fazer uso da geração compartilhada e/ou geração remota, surgindo como opção quando há limitação de espaço físico no local que se deseja usufruir da energia solar fotovoltaica.


Entendendo os diferentes Sistemas Fotovoltaicos


SISTEMA SOLAR FOTOVOLTAICO CONECTADO À REDE

Também conhecido como sistema on-grid (ou grid-tie), é quando o sistema fotovoltaico está também ligado à rede elétrica. Encontrado principalmente em áreas urbanas e trata-se do sistema com menor custo, pois dispensa o uso de baterias.

Esse sistema é composto, basicamente, por: painel solar e inversor.

Sistemas on-grid são necessários avaliação e homologação junto à concessionária local, assim como a troca do relógio que permitirá medir o quanto foi injetado na rede (para contabilizar o crédito).

A Surya Solar dispõe de um simulador que ilustra diversas informações sobre como seria se você tivesse energia solar, inclusive o custo para instalação. Clique no botão abaixo e simule:


SISTEMA FOTOVOLTAICO ISOLADO OU OFF-GRID

O sistema isolado (off-grid ou stand alone), como o próprio nome diz, é independente e não está conectado a rede elétrica. Esse tipo de sistema é mais comum em áreas rurais e remotas onde a rede elétrica não é presente, são mais caros que os sistemas on-grid por necessitarem de equipamentos para controlar e armazenar energia.

Sistema de energia fotovoltaica off-grid são, normalmente, compostos por: painel solar, inversor, controlador de carga e baterias.

Por não estarem conectados à rede, sistemas off-grid não precisam ser homologados, tão pouco pagam conta de luz. São sistemas 100% autônomos e seu projeto e dimensionamento diferencia um pouco dos sistemas on-grid.

A Surya Solar possui conhecimento e está capacitada para realizar o escopo completo de projetos off-grid. Nosso simulador não permite simulações de sistemas off-grid, se deseja saber eventuais valores e características, peça um orçamento.


SISTEMA DE ENERGIA SOLAR HÍBRIDOS

Os sistemas fotovoltaicos híbridos são comuns para quem deseja ter autonomia quando se fizer necessário, por exemplo, em casos de queda de luz da rede elétrica. Sistemas híbridos são conectados a rede, mas também possuem equipamentos para controlar e armazenar a energia solar gerada. Sua aplicação é mais comum para empresas e indústrias que precisam de fornecimento constante de energia elétrica. São sistemas fotovoltaicos mais caros que os somente on-grid, mas mais baratos que os off-grid, pois, normalmente o banco de baterias não é dimensionado para abastecer 100% da demanda, mas sim atividades essenciais.

Sistemas híbridos, por estarem conectados a rede, precisam ser homologados e aprovados pela concessionária de energia de sua região.



Solicite um orçamento Faça uma simulação